Que impostos preciso pagar na compra de uma casa?
É preciso estar consciente que o investimento numa nova casa tem algumas despesas inerentes que temos de ter em conta. 1. IMT - Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis
Trata-se de um imposto único, que deve ser liquidado antes da transação do imóvel, pois sem o comprovativo de liquidação deste imposto não é possível realizar a escritura.
Mas se vais adquirir uma habitação própria permanente, caso o Valor Patrimonial Tributário ou o Valor de Compra (maior dos dois) for inferior a 92.407 euros sendo uma casa no continente ou 115.508 euros se for nas regiões autónomas, estás isento deste imposto.
O valor de IMT a pagar depende do tipo de imóvel (urbano ou rústico) e da finalidade a que se destina o imóvel (habitação própria permanente ou secundária).
2. IS - Imposto de Selo sobre a compra
Consiste na cobrança de uma taxa de 0,8% sobre o valor de escritura, isto é, se vais adquirir uma casa por 150.000 euros, terás de pagar 1.200 euros deste imposto no momento da escritura.
3. IS- Imposto de Selo sobre a Hipoteca
Caso recorras a crédito à habitação para aquisição de um imóvel terás que liquidar imposto de selo à taxa de 0,6% sobre o valor do crédito (a taxa reduz para 0,5% se o prazo do crédito não ultrapassar os 5 anos).