Fim das moratórias vai trazer mais imóveis para o mercado


Paulo Barros Trindade, presidente da ASAVAL, antecipa uma correção dos preços dos imóveis, mas que “não será muito acentuada”.

Os preços das casas subiram em flecha nos últimos anos, nomeadamente em Portugal, mas uma “nuvem” chamada pandemia pode fazer com que o crescimento abrande e que, por isso mesmo, se assista a uma descida generalizada dos mesmos. Um cenário já colocado em cima da mesa pela Comissão Europeia e pelas agências de notação financeira S&P e Moody's.


Para Paulo Barros Trindade, presidente da Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL), é de esperar, de facto, uma “correção de preços, verificando-se já esse efeito no mercado de arrendamento”. O responsável alertou, no entanto, que “poderá haver comportamento diferenciado por segmento de mercado (comercial, hotelaria, logística, escritórios, residencial) e por zona do país”. Em entrevista ao Jornal de Negócios, Paulo Barros Trindade considera ainda que “o prolongamento da crise vai conduzir a uma correção de preços em todo o país”. Correção essa que, a confirmar-se, “não será muito acentuada”.  Quando questionado sobre as moratórias bancárias, nomeadamente sobre as que incidem sobre o crédito à habitação, o líder da ASAVAL deixa um aviso: “Se a recuperação económica for lenta e continuar a subir o desemprego, o desaparecimento das moratórias poderá afetar a capacidade de as famílias cumprirem as suas obrigações contratuais, podendo determinar alguma pressão para a venda forçada de imóveis, com o correspondente efeito em baixa nos preços. Mas será sempre um movimento com bastante ‘delay’ atendendo a que as moratórias, já em vigor, se prolongam até setembro de 2021. Por outro lado, a manutenção nos próximos anos de taxas de juro muito baixas (próximas de zero) vai certamente dar uma ajuda significativa às famílias no pagamento dos seus créditos hipotecários”. 

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Navegar

Contacte-nos

  • Branco Facebook Ícone
  • Instagram - White Circle
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn

Em que está interessado?