Exclusivo Ou Aberto?
Que devo ter em conta na hora de tomar a decisão de fazer um contrato em aberto ou em exclusivo com um agente imobiliário da minha confiança?
Ainda persiste o mito que entregando o meu imóvel a várias imobiliárias em regime aberto que estou a aumentar a exposição do imóvel no mercado e a multiplicar as oportunidades de venda, mas na verdade o resultado pode ser completamente o oposto.
No regime Aberto
-
Terá de disponibilizar muito tempo para conseguir gerir todas as informações que as diferentes agências estão a passar para o mercado e para receber muitas visitas de pessoas que nunca viu, muitas vezes são apenas curiosos que nem têm capacidade para comprar o imóvel.
-
O desafio em termos de segurança de abrir a sua casa a pessoas das quais não tem referências.
-
Será visto como concorrente e não como parceiro pelas agências.
-
Muita da informação que devia chegar aos clientes é então mantida em segredo para não dar oportunidades de mais alguém fazer o negócio.
-
Mesmo que queiram ajudar na venda do imóvel não vão dar prioridade ao assunto, pois vão ter os seus clientes em exclusivo que exigem outro tipo de responsabilidade.
-
Quando levam um comprador também estarão preocupados em defender os interesses dele para não perderem o negócio e terão receio de perder tempo e reputação, pois não podem dar garantias nas negociações.
-
O comprador tem medo de perder tempo a negociar um acordo que não pode ser garantido pelo agente, pois ao mesmo tempo pode estar a ser negociado outro acordo.
-
Quando o comprador pesquisa na internet e se depara com o mesmo imóvel em várias imobiliárias
- Certa informação omissa
- Sem fotos das fachadas
- Sem localização exacta
- Diferente descrição
- As áreas não coincidem
- Os preços diferem
Vai gerar uma grande desconfiança e vão surgir as seguintes questões:
Será que tem um problema?
Porque não conseguem vender?
No regime Exclusivo
-
Como só terá que lidar com um agente
-
Ele será o responsável por elaborar uma estratégia para vender o imóvel,
-
Vai poupar muito tempo e ter paz de espírito,
-
Irá receber visitas já qualificadas
-
Terá mais controle sobre a agenda de visitas.
-
Quando chega a hora de definir o plano de marketing e o investimento que o agente e a empresa vão disponibilizar para a promoção do imóvel o facto de ser um produto em exclusivo tem um peso bastante grande.
- Homestaging
- Foto e video profissional
- Design flyers
- Design de montras
- Open House
- Apoio jurídico e processual
- Prontidão para chamadas e emails
-
O comprador tem mais confiança, pois sabe que o acordo que for alcançado não está ameaçado.
Como a responsabilidade está do lado do agente, é agora uma prioridade dar o máximo de exposição possível ao imóvel e para esse efeito vai ser promovido em todos os canais possíveis e junto de todos os parceiros do ramo.