que é a Caderneta Predial?
A Caderneta Predial ou Certidão Matricial é um certificado único para cada imóvel, como se de um documento de identificação se tratasse, é emitido pela Autoridade Tributária e pode ser obtida online.
Este documento detém toda a informação fiscal associada ao imóvel e pode ser designada por Caderneta Rústica para terrenos em que ainda não foi autorizada a construção ou Caderneta Urbana para terrenos já com autorização para construção ou para edifícios.
Tratando-se de uma habitação num prédio, por exemplo, a Caderneta Predial Urbana deverá incluir a seguinte informação:
-
Titulares, informação que deve conter a identificação fiscal, nome e morada fiscal;
-
Morada do imóvel;
-
Identificação do prédio, nomeadamente distrito, concelho, freguesia e artigo matricial (número atribuído pelas Finanças ao prédio);
-
Descrição do prédio, na qual se deve incluir, por exemplo, o tipo de prédio e se o mesmo está em regime de propriedade horizontal;
-
Áreas do prédio, isto é, a área total do terreno e a área de implantação;
-
Confrontações, ou seja, se está virado a norte, sul, nascente ou poente;
-
Identificação da fracção autónoma – como a indicação do andar ou da letra correspondente – bem como a localização da fracção;
-
Áreas da fracção, especificamente a área bruta privativa e a área bruta dependente;
-
Elementos da fracção, nomeadamente o fim a que se destina (por exemplo, Habitação Própria Permanente), a tipologia (número de divisões), a permilagem e o número de andares;
-
Dados de avaliação da habitação, isto é, o ano de inscrição na matriz, o Valor Patrimonial Tributário (VPT) actual da fracção, bem como a respectiva data de atribuição e a fórmula utilizada para o cálculo do VPT que é utilizado para calcular dois impostos diferentes, nomeadamente o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT).
Entender este documento pode ajudá-lo a pagar menos de IMI.
Como?
Se o VPT da sua habitação estiver desactualizado, o valor a pagar deste imposto poderá ser mais elevado do que o valor real que deveria estar a pagar.
Então o que é o Valor Patrimonial Tributário?
O Valor Patrimonial Tributário expressa o valor real de um imóvel num dado ano e encontra-se exposto no Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (CIMI)l.
A determinação do valor patrimonial tributário (artigo 38.º e seguintes do CIMI) dos prédios urbanos para habitação, comércio, indústria e serviços (trabalho a levar a cabo por peritos) resulta da seguinte expressão:
Vt = Vc × A × Ca × Cl × Cq × Cv
em que:
Vt = valor patrimonial tributário
Vc = valor base dos prédios edificados
A = área bruta de construção mais a área excedente à área de implantação
Ca = coeficiente de afectação
Cl = coeficiente de localização
Cq = coeficiente de qualidade e conforto
Cv = coeficiente de vetustez
Para confirmar o valor do seu IMI
Entre em contacto